Entenda a Alergia

Com um diagnóstico confirmado de alergia alimentar é normal surgirem dúvidas e preocupações no começo. Confira:

Dúvidas sobre APLV

Crianças X lactentes: há diferença?

Um ponto muito importante a ser ressaltado é a diferença entre lactentes e crianças quanto às necessidades nutricionais. Enquanto o consumo de gordura é essencial no lactente para formação do sistema cognitivo, o consumo de proteína e carboidrato são menores. Já na criança, a necessidade de proteína é maior, pois essa fase é caracterizada por pleno crescimento e desenvolvimento, menores quantidades de lipídio são necessárias e proporcionalmente, maiores quantidades de carboidratos são incluídas na dieta. O consumo de cálcio e vitamina D aumentam a partir de 1 ano de idade.

Portanto, é essencial um olhar além da alergia, a fim de certificar se as necessidades nutricionais estão sendo supridas.

Além disso, temos o fator paladar. O lactente não tem paladar formado e, portanto, não tem parâmetro para gostos e sabores. Por isso que se recomenda tanto evitar a introdução do açúcar, gordura e sal antes de 1 ano de idade. Já a criança maior, tem um paladar mais seletivo, pois já tem hábitos alimentares formados, o que exige do profissional de saúde habilidade em adequar a alimentação ao gosto da criança, de modo a facilitar a adesão.

Ao contrário do que muitos pensam, a ingestão de substitutos do leite é importante, sim, para crianças maiores de 1 ano. O Ministério da Saúde recomenda a manutenção do aleitamento materno até os 2 anos de idade ou mais. A pirâmide alimentar infantil e a Sociedade Brasileira de Pediatria, estabelecem a recomendação de 3 porções de lácteos por dia e, indica que alimentos de um grupo não podem ser substituídos por alimentos de outro grupo.

Assim, substitutos adequados do leite devem ser consumidos por crianças maiores de 1 ano e atenção deve ser dada à qualidade nutricional desses produtos, de modo a permitir o suprimento das necessidades nutricionais.

Referências

1. Koletzko S, Niggemann B, Arato A, Dias JA, Heuschkel R, Husby S, et al. Diagnostic Approach and Management of Cow's-Milk Protein Allergy in Infants and Children: ESPGHAN GI Committee Practical Guidelines. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2012;55:221-9.
2. Axelrod D et al. Pediatric Enteral Nutrition. JPEN 2006; 30 (1): S24.
3. Brasil. Ministério da Saúde. Organização Pan-Americana de Saúde. Dez passos para uma alimentação saudável. Guia alimentar para crianças menores de dois anos. Brasília, DF; 2002.
4. Manual de orientação para a alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente e na escola. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia, 3ª edição. Rio de Janeiro. RJ: SBP, 2012, 148p.
cadastre-se
no site Lápis